Um fato inusitado me fez refletir: ultimamente, eu estava comendo apenas chocolate meio-amargo (e ele tem um gosto mais forte). E hoje, abri um chocolate ao leite (que apesar de mais gorduroso, tem um gosto mais leve) que ganhei, e enquanto degustava pensei: "Nossa, tinha até esquecido como o chocolate mais doce também é bom".
E daí, que esse tipo de situação está sempre presente na vida das pessoas. Não, não com o chocolate, claro. Mas com os sentimentos e com as emoções.
Sem julgar ninguém, sem questionar os motivos dos outros... Algumas pessoas começam a levar a vida de uma forma tão dura, tão amarga, que acabam se esquecendo de como as coisas simples, os sentimentos doces, são gostosos.
Sim, existem muitos 'poréns' , existem muitas mágoas, rancores, muitas lágrimas e muitas feridas, que TALVEZ possam justificar a amargura e frieza de algumas pessoas.
Mas por que não se desapegar do passado? Ficar guardando esse tipo de coisa só faz mal. Por mais que alguns desses sentimentos tenham sido consequências de uma época que tem muitas coisas boas, muitos momentos preciosos que tiveram um ponto final até mesmo por algo fútil, por mais que doa parar de olhar pra trás, o certo é seguir em frente. Tão clichê, mas tão verdade!
Existem pessoas insubstituíveis, mas isso não quer dizer que elas tenham que estar para sempre na nossa vida. Seria egoísmo querer prendê-las sempre conosco, não? Existem sentimentos que parecem que nunca vão acabar, que nunca vão passar; e quando um final é imposto a isso tudo, parece que nunca poderemos senti-los novamente (seja em amizades que tenham um fim; seja em relacionamentos)... Ora, mas que tolice! Eles só não acontecerão novamente SE você se prender num mundo de nostalgias e lembranças distantes. Entretanto, se decidir olhar para frente e a sua volta, se analisar a realidade, pode perceber que seu coração é forte o suficiente para se renovar, e tem amor-próprio o suficiente para parar de pensar no passado e cuidar de quem você tem, e valorizar o que/quem se deve, ao invés de ficar sofrendo.Afinal, existem tantas pessoas especiais...
Realmente, é um desafio esquecer, desapegar, mas por que não enfrentá-lo? No fim das contas vale a pena, é só lembrar com carinho - e não com possessividade - as coisas boas, e o aprendizado ; e esquecer o que fez doer.
Depois é fácil perceber que tudo o que é verdadeiro fica - talvez não em matéria, mas no coração - , e o que não é pra ser, passa. Por que é Deus quem encaminha tudo, coloca os caminhos pra se encontrarem - assim como separa os caminhos que não devem continuar juntos. Pois TUDO faz parte do aprendizado da vida, e por tudo, temos somente que agradecer.
Está na hora de arriscar novos caminhos, arriscar-se a novos sentimentos - os mesmo que foram renovados -, e a pessoas especiais...
Boa reflexão para o início de um novo ano!
Isabela Maria
Direitos Autorais Reservados