terça-feira, 24 de abril de 2012

O Brasil que o pessimista não vê

Balanceamento Nacional

(Na aula de redação)



  O Brasil é um país que apresenta um evidente pessimismo dos indivíduos. Chega a ser cansativo, ouvir sobre as polêmicas e os aspectos negativos brasileiros. Pobreza, corrupção, desmatamento, falta de segurança pública e mais uma variedade de argumentos indicando que se vive em um país decadente.
  Uma postura pessimista pode piorar as coisas, pois toma-se um pensamento limitado por uma sentença: "Não vai mudar nunca". Quando um indivíduo mostra-se aberto a novas possibilidades e paciente para uma progressão mais segura, o sistema dessa equação começa a se desenvolver. Certo que, se o Brasil for comparado às grandes potências, ficara posicionado inferiormente, pois o decorrer histórico e econômico não permite um balanceamento justo. Entretanto, se forem considerados outros países e aspectos, a flâmula verde e amarela está ascendente.
  Hoje, os brasileiros vivem numa nação que tem ótimas relações e acordos internacionais, aspectos naturais privilegiados que abrem ótimas possibilidades, por exemplo em relação à produção alternativa de energia. Também possui o maior manancial de água potável do mundo, o Aquífero Guarani que tem mais de 50% de sua reserva em território brasileiro. Além de climas variados, que abrem opções a quase todo tipo de cultura agrícola.
  Com a possibilidade de mobilidade econômica e social - inexistente, por exemplo, na Índia com o sistema de castas - , a população pode melhorar de condições a cada dia. O maior país da América do Sul, tem adoradores ao redor de todo o planeta, admirado por sua variedade cultural, natural e sua gente hospitaleira, pelo samba e pelo futebol, e criticado pela maneira como vê a si mesmo, com uma negatividade prejudicial.
  Obviamente, não é para o brasileiro se estatizar ou ignorar os problemas existentes, mas se abrir a caminhar com essa sociedade que cresce a cada dia e possui tanta beleza e valor. Menos palavras e críticas, e mais ação, fé e positividade, por justiça, por segurança e por manter sua autonomia.

Enfim, pensem bem antes de criticar nosso berço...

Isabela Maria
Direitos Autorais Reservados

10 comentários:

  1. Ana Júlia Trindade7 de junho de 2021 às 11:42

    O texto, mesmo sendo escrito em 2012, continua recente, pois em meio a pandemia, grande parte dos argumentos utilizados pela autora para defender o desenvolvimento nacional hoje já não são mais válidos. Em meio a pandemia e o atual governo, muitos acordos econômicos foram quebrados e o meio ambiente desmatado.

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado. Li esse texto com os alunos em 2007 e agora releito em 2021. Visão totlmente diferente dos adolescentes daquela época e de agora. Nem mais blogger eles usam. Nem sabiam o que era blogger.

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu me encaixo na descrição de um brasileiro pessimista, mas o texto é interessante e me faz pensar que talvez tenha que mudar o meu comportamento com relação a fé que eu tenho no futuro do Brasil, ainda existem coisas boas por aqui e talvez daqui a alguns anos ele melhore.

    ResponderExcluir
  4. Em 2021, as pessoas estão ainda mais pessimistas quando se trata da situação do Brasil. Infelizmente, esse tipo de pensamento formou uma população que não acredita que o país é capaz de evoluir. Sendo assim, as grandes mentes brasileiras estão saindo do país, cada vez mais, em busca de oportunidades, já que não acreditam que serão valorizadas no Brasil. O descaso do governo atual com a educação, a diplomacia e a ciência só vem piorando toda essa situação. Porém, a autora do texto também traz o lado positivo do Brasil, apesar dos pontos negativos, o país ainda tem chances de se tornar uma potência mundial, só precisamos acreditar e lutar por isso.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente em 2021 fica difícil manter esses pensamentos positivos em relação ao nosso país. Não só o descaso do governo com a população e o meio ambiente, mas também os brasileiros que não ajudam. Realmente a autora tem razão, precisamos enxergar o Brasil por esse, e creio que se já tivéssemos esse pensamento, nosso país não estaria como está hoje.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante como a autora coloca os pontos positivos e negativos do nosso país.
    Existe vários brasileiros que não tem fé que o nosso país possa algum dia evoluir, mas com a nossa situação e o governo atual fica cada vez mais dificil

    ResponderExcluir
  7. O texto coloca uma situação, de fato, que, particularmente, já notei faz muito tempo. A população brasileira em sua grande maioria não valoriza a própria cultura, os próprios valores e a riqueza de seu país. Além disso, a pessoa que redigiu o texto acrescenta diversos aspectos que reafirmavam esse crescimento do Estado brasileiro através de várias possibilidades. Antigamente, era possível ter um visão otimista a respeito do Brasil, pois havia sim mais pontos a olhar com esperança sobre o país em ascensão do que pontos a criticar com rigidez. Infelizmente, a realidade é outra e, o que antes era chamado de otimismo, atualmente é sinônimo de cegueira e o tal pessimismo, nos dias de hoje, é sinônimo de realismo, pois a coisa está feia.

    ResponderExcluir
  8. (estou comentando de novo porque o outro comentário foi registrado sem o meu nome)

    O texto coloca uma situação, de fato, que, particularmente, já notei faz muito tempo. A população brasileira em sua grande maioria não valoriza a própria cultura, os próprios valores e a riqueza de seu país. Além disso, a pessoa que redigiu o texto acrescenta diversos aspectos que reafirmavam esse crescimento do Estado brasileiro através de várias possibilidades. Antigamente, era possível ter um visão otimista a respeito do Brasil, pois havia sim mais pontos a olhar com esperança sobre o país em ascensão do que pontos a criticar com rigidez. Infelizmente, a realidade é outra e, o que antes era chamado de otimismo, atualmente é sinônimo de cegueira e o tal pessimismo, nos dias de hoje, é sinônimo de realismo, pois a coisa está feia.

    ResponderExcluir
  9. A população brasileira não valoriza a própria cultura, isso é fato. O que é algo errado, já que política muda, economia muda, mas o que não muda é a cultura do nosso país, algo que cada um carrega dentro de si, e o Brasil é um país que deveria se orgulhar da sua história e de suas tradições.
    Algo que o texto propõe é que o Brasil tem ótimas relações internacionais, na época realmente era, mas com o surgimento da pandemia do COVID-19 e com as novas políticas do Brasil, isso já não é uma verdade.

    ResponderExcluir
  10. A então ascensão do Brasil na época em que o texto foi escrito já não é mais tão atual, visto que nos anos seguintes o País passou por diferentes crises, principalmente durante 2020 adiante, no atual período de pandemia, deixando a nossa imagem manchada para outras populações e principalmente governos. A luta pela justiça do povo acontece cada vez mais em todo o Brasil, e o que se espera é uma melhora, mas se isso realmente vai acontecer só vamos saber no futuro.

    ResponderExcluir