quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Depressão.

Um problema que vem vitimando pessoas de todas as classes, sem distinção de idade, é a depressão. Está atingindo principalmente adolescentes, alvos fáceis por causa da instabilidade emocional, característica dessa fase.
Não é algo que tenha motivos determinados, afinal existem vários tipos e estágios. A depressão já é considerada pela OMS um dos maus do século. Por muitas vezes é causa de suicídios, dilemas familiares, escolares e nos relacionamentos.
Os adolescentes, com suas incostâncias, começam com uma vontade de ficarem sozinhos, comer ou dormir o tempo todo, até que isso passa a ser mais frequente, tornando-se depressão, e pode vir a se transformar depressão profunda ( uma das piores ).
Algumas pessoas chegam a se apegar a ela (ficam dependentes da depressão) - e quando as pessoas próximas tentam procurar o tratamento -, se negam a aceitar qualquer tipo de afastamento da doença. Outras não aceitam a depressão e preferem usar o termo "tristeza profunda" para denominá-la.
Não existe cura para a depressão, portanto, como várias doenças crônicas ou vício em tratamento, tem suas fases de maior dominação. É importante que pais - amigos e filhos - observem o comportamento diferenciado de seus filhos - amigos e pais - para que possam descobrir o quanto antes e não passem a consequências piores, pois não há nada melhor que apoio e amor num momento desses.
Até a próxima,
Isabela Maria.

3 comentários:

  1. Haroldo Carvalho de Morais7 de outubro de 2010 às 15:33

    Tema importante para esclarecimento de conduta psicológica em tempos conturbados como os atuais.
    Uma ateração transitória de humor com reações a muitos estimulos, pode gerar uma DEPRESSÃO. Por isso o jovem deve ser consciente nas suas tomadas de decisões na vida para não correr o rico de frequentemente ficar "ESTRESSADO".
    O estresse associado a conflitos com pais e familiares, por um fracasso escolar, com o rompimento com um namorado, ou por uso de medicamentos clínicos ou psiquiátrico torna-se um perigo na vida de uma pessoa causando um estado depressivo.
    No mais, é só procurar viver com inteligência e equilibrio para entendermos todas as explicações de Freud. (Só Freud explica).

    ResponderExcluir
  2. Haroldo Carvalho de Morais7 de outubro de 2010 às 19:25

    Retificação: Onde se lê: Ateração. Leia-se Alteração.
    Em referência ao comentário postado em 7/10/2010.

    ResponderExcluir
  3. O Amor, o carinho da família e dos amigos é fundamental...! É o melhor remédio! Adorei flor! Parabéns pelo conteúdo do texto.Bjo.

    ResponderExcluir