Texto feito a pedido do professor de sociologia, sobre os temas polêmicos tirados do vídeo "Story of Stuff" (A história das coisas)(http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k) de Annie Leonard explicando como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta.
Escolhi o tema: "Democracia ou ditadura do dinheiro: o governo a serviço das grandes empresas", pois a maneira como o capitalismo 'usa e abusa' das pessoas me deixa intrigada, e ao mesmo tempo revoltada, por que querendo ou não, algumas pessoas acabam se tornando vítima e parte desse sistema ao qual todos estamos presos de alguma forma. Eis, então, as minhas reflexões, opiniões e conclusões.
Corrida pelo poder
O ser humano como um grande oportunista, não perde a chance de adquirir cada vez mais matéria e posses. A utopia de felicidade faz com que algumas pessoas se sobreponham às outras para defenderem seus interesses pessoais, esquecendo-se dos seus princípios e valores éticos e morais. É certo que cada um quer ter sempre a vantagem sobre o outro, mas o que os governantes e as grandes corporações andam proporcionando de ruim à sociedade ultrapassa os limites do que se chama de imperfeição humana ou o instinto de querer ser melhor e maior.
Poucas pessoas acreditam quando escutam dizer que "o dinheiro muda a cabeça da pessoa", o que está simplesmente escancarado é o aproveitamento que os que se dizem grandes fazem com a inocência da sociedade. Todas as falsas promessas em época de eleição, geração de empregos, aumento dos salários e assim por diante, mas no fim das contas não muda praticamente nada quando os impostos sobem... ou acaba mudando para pior. E tudo por causa do dinheiro. É ele quem "manda" em tudo, isto é, os donos dele.
As grandes empresas são o que movem a economia de um país atualmente, isso faz com que os governantes se sintam de certa forma submissos a eles - não para defender os interesses da sociedade, e não para a melhoria de seu país, mas para os interesses pessoais. O governo devia servir para proporcionar o bem-estar das pessoas, e pelo contrário, todos estão com contas cada vez mais altas e condições cada vez piores, gerando preocupações e estresse, problemas de saúde como consequência, e além de tudo, há a precariedade dos sistemas de educação, saúde e segurança.
É isso que chamam de democracia? Ninguém mais tem direito de escolher um bom emprego, uma educação de qualidade para seus filhos, um tratamento de saúde decente, por que dependem da vontade dos políticos olharem menos para os próprios umbigos e da corporação "comer" menos recursos públicos para que as sobras sejam dadas à sociedade, e é isso que chamam de livre direito de escolha?
A verdade é que todos vivemos numa ditadura, onde quem manda é quem tem mais dinheiro. A mídia, a moda - e tudo mais o que impulsiona gastos supérfluos - são frutos do sistema capitalista, em que a competição para ver quem tem mais nunca cessa.
Isabela Maria
Direitos Autorais Reservados
Fantástico Bela!
ResponderExcluirConcordo plenamente com você.
Que orgulho de admirar os seus valores filha!
Você me faz muito feliz...
Amo-te incondicionalmente.
Sua sempre Mamis.
Concordo com você também Bel.
ResponderExcluirAchei muito bolado, disse tudo,que um ser humano cair na real.
Bjs.
Beleza Isabela...
ResponderExcluirAdorei!
Concordo em número e gênero!!
bjão
Poderosa Bel...É isso aí!
ResponderExcluirTemos que reivindicar os nossos direitos.
Falou garota!
Parabéns!!
Na economia capitalista o homem é usado em duplo sentido: Um, detentor do poderio do dinheiro que tão somente é usado para a preservação do PODER absoluto. Outro, para ser massa de manobra do poder ecônomico, para quem, em tese, os recursos são distribuídos para serem manipulados e desviados das suas finalidades.
ResponderExcluirO dia que deixarmos de ser escravos da mídia, do poder político e econômico, certamente seremos felizes.
Sábias palavras amigo!
ResponderExcluir