terça-feira, 17 de maio de 2011

Diferenças...Escolhas...

Ultimamente, observando as pessoas – da minha escola e do meu cotidiano – , os comentários, os costumes, percebi que alguns acabam tentando ficar parecidos com outros.

Como assim?

Bom, de modo simples, um exemplo: Sua amiga apareceu com um determinado livro, que conta histórias de aventura e ação. De repente, você vê muitas outras pessoas lendo esse livro e outros que têm a mesma linha de raciocínio/história/estilo. Então você se sente diferente de todo mundo por não se interessar por aquele determinado tipo de leitura.

Aliás, aquelas pessoas realmente gostam do que estão lendo? Ou estão lendo por que é famoso, ou por que a garota mais popular –ou a mais inteligente – apareceu com ele?

A verdade, é que, cada um está de certa forma, tentando seguir o caminho do outro, por “achar que a grama do vizinho é mais verde”.

Posso parecer cruel, mas, acho errado.

Sim, errado.

Se você não se identifica com aquele gênero de livro, pra quê vai ler? Posso me interessar depois, e daí? Alguns meses, ou até anos, e nem por isso sou atrasada, como muitos podem considerar.
E também, não posso fechar o círculo “Só leio os livros que tiverem os 20 principais requisitos da minha lista”.
É algo como, ser eclética e seletiva ao mesmo tempo.
Pode parecer complicado.
Por que não privatizar só o primeiro requisito, e deixar sua intuição/curiosidade te levar, e ver aonde vai dar?
Ninguém pode ser ‘rotulado’ por ser diferente ou por ser igual. Cada um deve ser o que sente vontade. 
Está tudo muito generalizado, tudo muito monocromático.  
Posso gostar de terror, amar romance, odiar ação e simpatizar com aventura sem deixar de ser eu, não posso?

Confesso que fiquei irritada quando uma garota viu um livro de aventura do qual eu disse que não gostava –comecei a lê-lo e não me senti instigada em ir até o fim – em minha prateleira, ela me pediu por se dizer muito fã,  e ficou de cara fechada para mim porque eu simplesmente não dei o bendito livro pra ela. Por quê? Talvez daqui algum tempo eu queira saber o que acontece dali pra frente. Talvez um dia eu tenha a vontade de lê-lo sem parar e ainda me divertir. E isso não me faz menos eu. Muito pelo contrário, faz  de mim uma pessoa flexível. 
Atualmente estou muito ligada aos romances de um determinado autor, mas daqui algum tempo pode ser que eu não tenha paciência para ler esses livros. Simplesmente por que as pessoas mudam. E talvez eu mude, e ainda assim curta muito esses livros.

Dá pra entender o que estou tentando passar?

Já está ficando cansativo e repetitivo, mas ao todo, o que eu quis dizer foi:

Todos são diferentes, cada um tem seu brilho, um detalhe aqui, outro ali, mas todos juntos formam você!

Não tente ser igual à sua amiga só por que ela faz mais sucesso com os garotos, ou por que é a aluna preferida dos professores. Sua felicidade não está na felicidade do outro. Não siga os caminhos das outras pessoas, pois eles nunca te levarão aos mesmos lugares. 
Faça seu próprio caminho, viva sua própria vida, monte seu próprio eu e AME seu próprio eu; ainda sabendo que daqui para ali você pode acrescentar ou tirar alguma característica/gosto/vontade sem ter problemas. 
Respeite seu coração, sua alma e sua essência.
Sua construção, sua transformação, é diária e infinita! Olhe menos para os outros e mais para você, e com certeza, mais adiante, você encontrará seu lugar, onde você deve se encaixar, mesmo que tenha que se desfazer de algumas coisas ou pessoas. Entenda que é necessário você se sentir inteiro e completo, e não fazer com que as pessoas te vejam inteiro e completo. Elas verão a beleza de você ter a capacidade de ser ‘maleável’ aos seus gostos.
Independente de livro, música, protótipo de beleza, moda, cor, escolha o que TE completa no momento, e não o que completa aos outros.

A felicidade está no simples.


Isabela Maria.
Direitos Autorais Reservados

4 comentários:

  1. Sou sua fã incondicional!!!

    ResponderExcluir
  2. olá! obrigada pela visita no meu blog escpaismo genuíno. Acho maravilhoso você exercitar a escrita aqui e também ler livros! eu adoro ler, vamos trocar figurinhas! abraço

    ResponderExcluir
  3. De nada, Adriana, eu que agradeço sua visita aqui.
    Com certeza, ler é uma das minhas maiores paixões.
    Abraço (:

    ResponderExcluir