sexta-feira, 27 de maio de 2011

O planeta pede socorro! (Camada de Ozônio)

Bom, isso é a conclusão de uma pesquisa que eu fiz sobre a situação atual da camada de ozônio. Por mais incrível que pareça, existem coisas que ninguém nunca imaginou que esse problema pudesse afetar. Por exemplo: alguém já ouviu falar que até a Groenlândia e a Escandinávia estão sendo afetadas por isso? Ou por quais motivos que isso ocorre com maior intensidade nos pólos? Acho que todos deviam se atualizar e se importar mais com a situação, pois as consequências já estão aí, estampadas, mas muitos se negam a percebê-las. 

Conclusão:

O planeta está pedindo socorro! Sim, há tantos sinais e manifestações da natureza, tantos fenômenos... E a grande maioria da população nem se preocupa com isso. O que mais precisa acontecer para todos tomarem consciência que o ciclo do planeta está caminhando para o caos?
Isso tudo por que o sistema capitalista através do mídia consegue alienar quase todos para só se importarem com futilidades, supérfluos... Consigo mesmos. O problema é que não entendem que nós fazemos parte da natureza, e uma vez que o ciclo começa a ser afetado, também seremos atingidos.
A camada de ozônio é um pequeno exemplo desse turbilhão de acontecimentos simultâneos. Ela vem sendo afetada há tempos, e mesmo depois do alerta, o uso massivo do clorofluorcarbono continuou. Mesmo depois de ambientalistas, meteorologistas e especialistas da área traduzirem claramente os primeiros sinais sutis do que agora a Terra está se tornando, e das autoridades terem assinado um protocolo se comprometendo a diminuir essas quantidades lançadas ao ar, elas não impediram que as indústrias continuassem a todo vapor.
Por que as empresas e indústrias não refrearam significativamente a produção de CFCs quando todos foram alertados do perigo, a causa e as possíveis consequências? Simples: por que a população continuou consumindo, cada vez mais. E por que eles não substituíram por uma mistura de Butano e Propano - como foi feito no Brasil, e por isso nosso país tem menos de 5% da camada de ozônio atingida - sendo que o efeito seria o mesmo, e ainda sairia mais barato? Não é dinheiro que eles querem? O resultado disso: nós estamos vivendo as consequências, e tudo isso está piorando, tende a ficar mais grave.
E agora me pergunto, qual o futuro da humanidade? Não seria surpresa se houvesse um aumento repentino nos casos de câncer de pele, tornando-se epidemia em alguns lugares; se houvesse um rápido aumento do nível do oceano por causa do derretimento acelerado das geleiras; se a mudança de temperatura nos oceanos começasse a depredar certas espécies marinhas, afetando o ciclo da cadeia alimentar; se as correntes marítimas começassem a mudar seu curso, e os ventos também; se as temperaturas médias não condizerem mais com sua estação... Aliás, isso tudo já começou a acontecer não é mesmo? 

O planeta está pedindo socorro...


Isabela Maria
Direitos Autorais Reservados

Para se informar é só clicar nos links abaixo:


5 comentários:

  1. Realmente é uma realidade que assusta e nos faz pensar...! Temos que "acordar" juntos para a direção que estamos levando o nosso planeta..., a nossa casa... e agora?

    ResponderExcluir
  2. Valeu garotinha ! É isso aí, tem que ter atitude!

    ResponderExcluir
  3. Massa bell quando eu quiser fazer
    trabalho eu ja sei onde pesquisar...kkkk
    te adollo ...brincadeirinha

    ResponderExcluir
  4. Valeu! A luta é árdua.
    Márcia Helena

    ResponderExcluir